Como melhorar sua produtividade trabalhando em home office
Trabalhar em casa tem muitas vantagens. Não precisa enfrentar o trânsito, economiza com passagens e ganha tempo. Mas grande parte das pessoas reclama da baixa produtividade devido ás muitas distrações presentes dentro de casa.
Mas saiba que é possível trabalhar mais e melhor mesmo estando em casa. Basta colocar em prática algumas dicas simples. Veja a seguir:
- Crie uma rotina
A melhor maneira de se manter focado em alguma atividade é criar uma rotina ao redor dela. Por isso, mesmo que não tenha compromissos com horários, procure acordar mais ou menos na mesma hora e trabalhar no mesmo local.
Além disso, o ideal é sempre planejar sua rotina para o dia todo. Tenha uma agenda a mão com as atividades que precisam ser finalizadas, com prazo para começar e terminar. Seguindo à risca você vai ser capaz de manter o trabalho sempre em dia.
- Crie pausas estratégias
É comum começar a se distrair depois de muito tempo fazendo a mesma atividade, principalmente se estamos dentro da casa da gente. Para evitar isso, marque pausas estratégias no trabalho para descansar, assistir um pouco de TV e até comer alguma coisa. Não se esqueça de se manter hidratado!
- Vista-se para o trabalho
Nosso cérebro sabe quando estamos prontos para relaxar ou quando precisamos começar a agir. Por isso, especialistas afirmam que se vestir para o trabalho é uma excelente forma de se despertar e focar nas atividades que precisam ser feitas, mesmo quando atuamos em home office. Quando terminar tudo, aí sim pode dar aquela relaxada e vestir um bom pijama!
- Estabeleça um lugar próprio para o trabalho
Crie um espaço profissional dentro de sua casa. Não trabalhe deitado na cama nem em outro ambiente que está ligado ao relaxamento e diversão. Desta forma fica mais fácil para seu cérebro se acostumar quando é hora de trabalhar e quando é hora de relaxar.
E evite bagunças! Manter seu escritório sempre arrumado também ajuda a organizar as ideais e a trabalhar com mais afinco.
- Fuja das distrações
Desligue a TV, o rádio e tudo que possa fazer sua atenção sair do que realmente é importante. Além disso, evite perder tempo em redes sociais e aplicativos de comunicação durante as horas que precisa se concentrar no trabalho.
- Encerre as tarefas em um horário específico
Por mais incrível que pareça ter um horário estabelecido também para terminar as atividades é muito vantajoso para a produtividade. Isso porque você se prepara para terminar tudo até aquele determinado horário. Além disso, você evita o estresse, o excesso de trabalho e ainda garante que vai manter a qualidade de vida em dia sem precisar trabalhar de mais em horários diversos.
Com estas dicas vai ficar mais fácil se concentrar no trabalho e trabalhar com mais afinco. Lembre-se também que é normal precisar de um tempo para se acostumar com a nova atividade, se ainda não estava acostumado com o home office. Com o passar dos dias você vai encontrar formas só suas de focar no trabalho e entregar sempre o melhor no final do dia e vai valer muito a pena.
Posts span> Relacionados
- ← Como construir uma rede de networking trabalhando home office
- Desafios do mercado para novos empreendedores →
Comentários Recentes